Eulália Pessoa

 

Eulália Pessoa carrega consigo as marcas e reminiscências de seu passado. Sua pintura é repleta de significados próprios e pessoais. As tentativas de reimaginar o desconhecido, num exercício constante de memória afetiva, a sua série "Mulheres" estabelece um caráter definitivo no seu processo criativo. Não mais apenas as expressões da figura materna, como também todo um universo de referências à sua volta, se apresenta, acrescenta e invade suas telas.

Sua habitual e urgente entrega apaixonada a faz produzir quase que incessantemente, pintando duas, três, quatro telas ao mesmo tempo, como se tentasse recuperar algo perdido, ou como se o tempo lhe fosse escasso. A exploração cada vez mais minuciosa dos elementos, temas e aspectos de sua obra, ganham, na maioria das vezes, uma continuidade, uma sequência. E com isso, o passado revive. E se faz presente no mundo real da artista.

Eulália Pessoa produz com uma única e inabalável certeza: pinta porque ali ela se encontra e com isso lhe é permitido a expressão de todos os seus sentimentos. O compartilhamento de suas experiências em forma de mostra se torna uma prioridade apenas quando essa carga de emoções, mesmo que momentaneamente, foi transposta para as telas. Só aí que chega o momento certo das outras pessoas entrarem um pouco mais na vida, nas cores e nas experiências dela. "Na verdade o que faço é meu trabalho, carregado de minha vivência e emoções. Como artista, penso que isso ajude a outras pessoas com suas próprias vidas, trazendo sensações boas. Tenho essa vontade e esse espírito, que é desejar constantemente que a vida das pessoas melhore sempre".


FORMAÇÃO

Instituto Camillo Filho - Teresina — PI Graduação Curso de Artes Visuais - Habilitação em Pintura

EXPOSIÇÕES

- 2004 Exposição Coletiva Instituto Camillo Filho Teresina — PI Exposição coletiva dos trabalhos dos alunos do Instituto Camillo Filho, realizada no Espaço Cultural Viva Arte. - 2005 Exposição Coletiva Instituto Camillo Filho Teresina — PI Exposição coletiva dos trabalhos dos alunos do Instituto Camillo Filho, realizada na Casa da Cultura. - 2005 Exposição Salão Municipal de Artes Plásticas Teresina - PI Exposição e participação do concurso do Salão municipal de Artes Plásticas realizada na Casa da Cultura. - 2006 Exposição Coletiva Instituto Camillo Filho - Teresina — PI Exposição coletiva dos trabalhos dos alunos do Instituto Camillo Filho, realizada no SESC Teresina. - 2006 Exposição Coletiva "Construção — Novos Artistas Reunidos" —Teresina — PI Exposição coletiva de grupo de novos Artistas, realizada na Casa da Cultura de Teresina. - 2007 Exposição Individual "Caminhos" — Teresina — PI Exposição Individual no Espaço Saúde Teresinha Shopping. - 2007 Exposição no XII CIAB - Circuito Internacional de Arte Brasileira Áustria (Bregenz, de 20 a 26 de maio de 2007), na China (Pequim, de 28 de maio a 06 de junho de 2007), na Tailândia (Bangkok, de 08 a 17 de Junho de 2007) e com encerramento em 21 de julho de 2007, no MASP em São Paulo. - 2007 Exposição Coletiva no Espaço Cultural São Francisco "Todas as Cores de Teresina" - Teresina - PI. - 2007 Exposição Coletiva no Espaço Cultural São Francisco "Desenhos sobre Fundo Vermelho" - Teresina - PI - 2008 Exposição Coletiva no Teresina Shopping - Artes de Março Teresina — PI. - 2013 Exposição Individual "Mulher de Fases" — Restaurante Coco Bambu Teresina — PI - 2013 Exposição no XVIII CIAB — Circuito Internacional de Arte Brasileira Tunísia (Túnis, de 6 a 13 de setembro, Clube Culturel Tahar Haddad), Itália (Roma, de 16 a 22 de setembro, Trittico Art Museum) e República Dominicana (Santo Domingo, de 26 de setembro a 5 de outubro, Museo Del Hombre Dominicano) - 2015 Exposição Coletiva Olho e Alma - Terra Siena - Teresina - PI - 2016 Mostra Individual Concipol - Blue Tree Towers - Teresina - PI - 2017 Exposição Coletiva Singularidade - Newland e Terra Siensa Galeria - Teresina - PI - 2017 - Exposição Inividual Pop-Up Aniversário Salve-Rainha - Parque da Cidadania Teresina-PI - 2018 Exposição Coletiva Caminhos de Luz - Montmartre Arte e Galeria - Teresina - PI - 2018 Exposição Coletiva Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo - Clube dos Diários - Teresina - PI - 2018 Exposição Individual Definitiva - Terrasse - Teresina - PI


Informação de Contato:

Tel.: 86 99989-3115

 

Mais sobre mim:

@eulaliapessoa_art