Ragnaia Coutinho

 

Vive e trabalha em Monte Alegre de Minas, MG. Iniciou sua trajetória no curso de Artes Visuais na Universidade Federal de Uberlândia. Sempre gostou de fotografia, cinema, desenho e pintura, optando pela colagem e pintura. Trabalha como professora na rede estadual de ensino há treze anos.

A artista por ela mesma: “Durante o meu processo criativo sempre me inspiro na mulher, em seus corpos, seus pensamentos, suas atitudes... vou desenvolvendo ao longo do processo uma narrativa visual às vezes figurativa, às vezes abstrata com colagens, costura, outras vezes uso as transferências de imagens para o tecido. Buscando dar outras possibilidades de leitura para as imagens já carregadas de significações”.

A artista por France Figueira: “Ragnaia Coutinho, artista Montealegrense é formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia, leciona aulas de artes na E. E. Eufrausina da Costa Araújo, tem seu ateliê permanente.

Em sua fase atual, Ragnaia se volta para o universo da mulher usando a técnica de colagem, ela desconstrói através de recortes e as reconstrói adornando-as com variados adereços próprios da delicadeza feminina.

Suas figuras femininas são selecionadas em revistas que retratam padrões de beleza midiáticos.

Utilizando técnicas mistas de pintura, desenho, colagem a artista cria suas intervenções sobre fotografias de mulheres.

Recorta, cola, costura, pinta, compõe em cores contrastantes a sensibilidade e sonhos que insistem em florescer como referência do SER MULHER. Entre recortes e cortes, descontrói e reconstrói a suavidade da força da feminilidade.”

 

Exposições:

Março-2018: exposição individual no centro cultural de Monte Alegre de minas, com a exposição: “Mulher”

Setembro-2018: 1ª Bienal de Artes Visuais de Taubaté

 

Informações de contato:

Celular: (34) 99666-1405

e-mail: ragnaiacoutinho@bol.com.

Instagran: ragnaia_coutinho

Blogger: ragnaiacoutinho1@blogspot.com

Twitter: @ragnaia