Para Edgar Morin, o artista é uma espécie de ser visionário que se conecta com outros estados de consciência. Ao escrever Finnegans Wake, diziam que era possível ouvir James Joyce estirado no chão lutando contra ele mesmo, rindo alucinadamente. Era sua luta contra o diabo? O artista é aquele que abre espaço para o não dito e, para além disso, para aquilo que é impossível. Esse é o território do artista e seu campo de batalha diário, aquele que se dá no invisível. A tela, o papel, a argila não passam de sobras. O que vemos aqui são não-ditos, restos de um acontecido. Um artista é criado enquanto cria e, no fim, sua obra não o pertence: é ele que pertence à obra. Isso ninguém tira de um artista: sua capacidade de acessar mundos distantes e ainda nos trazer algum resquício dessa viagem.


Agradecemos a todos os artistas que tiveram a coragem de dividir seus universos simbólicos nessa primeira edição do Salão DOMI Galeria de Arte Online. Recebemos trabalhos de artistas de vários países e, ao todo, 10 artistas foram selecionados, dentre os quais 3 artistas finalistas serão premiados e representados pela Galeria nos próximos meses.



Diante da qualidade e do grande número de obras inscritas para o 1° Salão DOMI Galeria de Arte Online, realizar a seleção de dez obras se tornou uma experiência de provocação. O processo consistiu em uma densa análise de cada obra, percorrendo os diferentes recortes, conceitos e materiais utilizados. Assim, o resultado propõe uma reflexão crítica acerca das práticas e temáticas artísticas atuais, abrangendo diversas linguagens e processos criativos, que demonstram como ainda que frágil só arte pode nos salvar do naufrágio.

1

Guilherme Borsatto

Bruma

2021

Aquarela sobre mosaico de fotografias envelhecidas artesanalmente
95 x 135 cm

2

Cris Basile

Primeira

2020

Pintura óleo sobre folha de madeira
46 x 32 cm

3

Bernardete Merino

Peles Brasileiras

2019

Massa cerâmica, argila e esmalte
3 vasos de 45 cm x 24 Ø cm
28 discos cerâmicos 9 cm Ø x 3,5 cm

Finalistas em ordem alfabética

André Braga

Fernando Pessoa – Ao Infinito e Além

2021

Metal, acrílico, madeira, papel, plástico e tecido
90 x 49 x 34 cm

Carlos Ceravolo

Nonada

2021

Técnica mista
63cm x 62cm x 5cm

Cristina Melo

Bosques Contraditórios

2021

Acrílica sobre tela
80 x 80 cm

Cristiane Marcos

Eu Também sou Brasil

2021

Escultura em placas de Cerâmica de Alta Temperatura
modeladas a mão, esmaltadas
e queimadas a 1220º em
forno elétrico – cone 6
32 x 26 x 12 cm

Guilherme Gadelha

Monetianas I

2020

Colagem de linhas têxteis
sobre edição fotográfica
100 x 70 cm

Magali Arantes

Meninos não usam tutu

2020

Fotografia digital
6 imagens de 30 x 42 cm

Silvia Neves

Sobras: substantivo, feminino, plural

2021

Acrílica, colagem, fotos, páginas de livros e linha
156 x 149 cm

Curadores

Lara Mazeto Guarreschi é especialista em Museologia, Colecionismo e Curadoria pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente, trabalha no Núcleo de Acervo e Pesquisa do Theatro Municipal de São Paulo. Passou pelo Museu da Pessoa, Museu Afro Brasil e Casa Ponce Paz. Faz parte do Grupo de Trabalho “Coleções especiais em bibliotecas de arte” do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 2018, realizou intercâmbio na Universidade de Artes de Londres.

Paula Machado possui especialização em Processos, Gestão e Cultura Contemporânea pelo Centro de Estudos de Imagem, São Paulo, sob orientação do artista Nino Cais. Trabalhou como produtora no Paraty em Foco e coordenadora de produção no Valongo Festival Internacional da Imagem. Atua como coordenadora de festivais no interior do Estado, como o Núcleo de Estudos em Fotografia e o Veredas Festival de Arte Contemporânea, além de produzir salões, cursos e exposições para a DOMI Galeria de Arte Online. Participa de grupo de estudos em Arte Contemporânea com Tiago Mesquita, é titular da cadeira de Artes Visuais no Conselho Municipal de Cultura e atua também no CACO, Coletivo de Arte Contemporânea.

José Marcos Romão possui graduação e licenciatura em Arte Educação pela UNICAMP, mestrado em Poéticas Visuais pela UNESP (1993) e doutorado em Comunicação pela UNESP (2002). Participou em diversas exposições e salões de arte como artista, jurado e curador. Atualmente é professor titular em regime de dedicação integral junto ao Departamento de Artes e Representação Gráfica na UNESP Bauru.