Renato Valle abre nova exposição na Arte Plural Galeria

Elementos religiosos, políticos e ligados à estética do grotesco fazem parte da temática de Renato Valle. Foto: Caio Danyalgil/ Folha de Pernambuco

Aos 60 anos de idade e completando quatro décadas de carreira, o artista plástico recifense Renato Valle não poderia escolher nome melhor para a exposição que será inaugurada hoje à noite, para convidados, e estará aberta ao público de amanhã até o dia 21 de dezembro, na Arte Plural Galeria (rua da Moeda, 140, Bairro do Recife). "A Revisão da Pintura" resgata elementos de diversas fases e séries já produzidas por Renato, e está composta por um total de 19 obras, em dimensões variadas, que utilizam técnica a óleo.

O público também terá a oportunidade de encontrar com o artista durante o período da exposição, especialmente nos finais de semana. De acordo com ele, mostrar a exposição às pessoas é uma excelente oportunidade de obter retorno sobre o que produz. E em data ainda a ser estabelecida, ele irá ministrar uma oficina juntamente com debate e experimentação.

Todas as telas foram confeccionadas nos últimos dois anos, visado atender ao convite da APG, trazendo temas consagrados dentro de sua linha de trabalho, como elementos religiosos, políticos e ligados à estética do grotesco. No salão principal da galeria, destaca-se à direita o quadro "Solaris", que retrata um imenso bebê. Na parede oposta, situam-se as figuras de poder "Clausura", "Inércia" e "Arrogância". Um duo de infantes ("Bebê pitu" e "Bebê ex voto") faz a crítica à propaganda, à sociedade de massa e à religião.

No centro do salão, quadros em miniatura mostram quatro posições de uma mesma figura, e o duo "Mealheiro" mostra a estreita relação entre a Igreja e o dinheiro. Na sala anexa, há um políptico com quatro pequenos quadros, compondo uma "Natureza Morta"; um controverso "Oratório"; a diáfana "Máquina de fazer fumaça"; a peça "Sex", mostrando uma mulher obesa de quatro sobre uma cama; "Ex-voto", a primeira peça produzida para a exposição; e o políptico com doze quadros "Cristos e Anticristos", que brinca com crucifixos de cabeça para cima e para baixo.

O artista se descreve como um trabalhador monástico, que chega a produzir seis telas ao mesmo tempo. A técnica de Renato Valle envolve um cuidado obsessivo com cada camada de tinta que emprega em suas peças. O resultado, como descreve a professora e pesquisadora Bete Gouveia (responsável pela confecção de um texto crítico sobre a exposição), é um tratamento de superfície delicado, criado através de véus sobrepostos de tinta diluída. Nas figuras de "A Revisão da Pintura", essência e aparência formam um jogo em que imperfeições e virtudes se mesclam e os simulacros refletem nuances sutis de volume.
 

Serviço

Exposição “A Revisão da Pintura”, de Renato Valle

Abertura: hoje, às 19h (para convidados)

Visitação: de 16/10 a 21/12, de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados das 14h às 18h

Local: Arte Plural Galeria (rua da Moeda, 140 - Bairro do Recife)

Entrada gratuita. 

Mais informações: (81) 3424-4431

 

 

 

Fonte: FOLHA pe