Valeska Soares ganha mostra comemorativa dos seus 30 anos de carreira

A artista mineira Valeska Soares, radicada em Nova York desde a década de 90, posa em frente ao trabalho 'Para Ana' (2017), em exposição na Estação Pina, em São Paulo. Foto: Alex Silva/Estadão

por Pedro Rocha - ESPECIAL PARA O ESTADO

 

“A Valeska nunca se enquadrou como uma artista feminista, mas desde os anos 90 está falando dos incômodos da mulher e de seu lugar”, acredita Rebouças. Para a exposição, ficaram de fora obras com flores, uma das marcas da artista. “Seria um clichê”, afirma. Segundo ela, a própria Valeska também pediu para não incluir os trabalhos com rosas e também as obras com perfume. “Mas o perfume não resisti e trouxe uma”, brinca a curadora.  

Interatividade. Na exposição, os visitantes vão poder interagir com algumas das obras de Valeska Soares. Em Self-Portrait in Denial (2004), esculturas espelhadas refletem sobre a figura feminina. Também com espelhos, Também com espelhos, Detour (2002), obra inspirada no conto As cidades e o desejo, do escritor italiano Ítalo Calvino, traz um mesmo sonho compartilhado por cinco diferentes narradores, que buscam uma mesma mulher. “Quis recortas essas falas e criar uma outra, labiríntica. A história nunca fica igual”, diz a artista.

Uma das três salas expositivas abriga as duas das maiores obras da mostra. Vaga Lume(2007) é sucesso entre visitantes. “Um cara já passou horas até escrever ‘I Love You’ entre as luzes”, relembra Valeska aos risos. Epilogue (2017), com suas várias mesas bem servidas de taças e bebidas, também chama a atenção. 

 

Entrevista: Valeska Soares

Por que suas obras, apesar de íntimas, são de fácil conexão?

Meu trabalho é para que cada um construa sua própria narrativa. Se você instaurar uma institucional, você tolhe a individual. Tento ter o menos explicação possível, criar espaços para as pessoas sonharem. 

Você tem apego a algum tipo de material? 

Nenhum. Meu trabalho é criar linguagens, então depende do que o conceito pedir. Por conta da variedade, já ouvi que meu trabalho não era fotogênico e parecia incoerente.

 

 

Fonte: https://cultura.estadao.com.br/noticias/artes,valeska-soares-ganha-mostra-comemorativa-dos-seus-30-anos-de-carreira,70002434279