Francisco Bastos

 

Nascido em Portugal, na cidade de Porto, no dia 23 de Maio de 1957, mudou-se cedo com os pais para Cascais onde cresceu 

Criado no meio de uma família não muito numerosa com três irmãos e sua mãe, desde muito cedo descobriu o interesse pelo desenho e pintura. Ainda muito jovem este entusiasmo pela arte foi saindo através das pinturas/murais que desenhava nas paredes do seu quarto e pela dedicação nas aulas de artes da escola.

Durante vários anos esta vontade de encarar a pintura de forma mais séria ficou em segundo plano, principalmente pelas dificuldades financeiras que representaria uma dedicação em pleno a essa atividade. 

Dedicou-se semi-profissionalmente  ao esporte da Vela, durante mais de 15 anos. E dedicou-se também aquilo que considera uma das maiores e mais prazerosas responsabilidades de sua vida, a criação de seus dois filhos Francisco (jr) e a Maria.

No decorrer dos anos foi se estabilizando, conseguindo um pouco mais de tempo para voltar à sua grande paixão pela pintura, e no ano de 1999 participou de sua primeira exposição (coletiva) em Portugal/Lisboa.

Foi nesta fase de sua vida que procurou aperfeiçoar suas habilidades tendo frequentado durante três anos o Curso de Desenho e Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa, e aprendido com professores como o escultor Quintino Sebastião e o 'gravurista' Paiva Raposo. Ainda, com o intuito de conhecer outras técnicas de artes plásticas, nos anos seguintes participou em vários workshops no Atelier Paiva Raposo.

Em 2012 mudou-se para Bruxelas, Bélgica, onde realizou alguns trabalhos de arte comissionados por clientes belgas.

Após sua chegada ao Brasil, no ano de 2013, e mesmo seguindo sua carreira profissional em uma empresa, conseguiu finalmente ter mais tempo para se dedicar à pintura e construir o seu portfólio atual.

A partir de então, teve vários trabalhos realizados e vendidos, tanto aqui no Brasil quanto para Portugal. 

 

 

Informação de Contato

email: franciscobastos2305@gmail.com

 

Mais sobre Mim

site: http://franciscobastos.blogspot.com

Instagram: @sair_da_casca